Lição 6: Parábolas e pronunciamentos
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS (4º TRIMESTRE)
Título: Exortação, arrependimento e esperança — O ministério profético de Jeremias
Comentarista: Elias Torralbo
Lição 6: Parábolas e pronunciamentos
Data: 9 de novembro de 2025
TEXTO PRINCIPAL
“Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá [...].” (Jr 13.11).
RESUMO DA LIÇÃO
Diante da difícil tarefa de transmitir a mensagem de Deus, em alguns momentos o profeta Jeremias fez uso de parábolas.
LEITURA DA SEMANA
- SEGUNDA — Jr 13.1,2: Deus fala e o profeta obedece
- TERÇA — Jr 13.10: A podridão da soberba de Judá e Jerusalém
- QUARTA — Jr 13.10: Um povo obstinado, rebelde
- QUINTA — Jr 13.14: O julgamento divino
- SEXTA — Jr 13.15: Escutai ao Senhor
- SÁBADO — Jr 13.25: Se esqueceram de Deus e confiaram em mentiras
OBJETIVOS (O que vamos aprender?)
- DESTACAR as parábolas como recursos literários;
- SABER que encontramos parábolas no Antigo Testamento;
- MOSTRAR a parábola do cinto de linho e dos dois cestos de figos.
INTERAÇÃO
Professor(a), nesta lição, veremos um ato simbólico de Jeremias — o cinto de linho — que serviu como uma poderosa lição para o povo. Alguns autores chamam esses atos de parábolas de fé.
Explique que Israel e Judá eram como um cinto de linho usado pelo Senhor, que simbolizava um relacionamento íntimo. Contudo, o povo se tornou inútil para Deus devido à sua soberba, e deveria ser rejeitado e deixado de lado, exatamente como Jeremias fez com o cinto.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (A Vida dos Profetas)
Converse com os alunos sobre a vida incomum dos profetas. A existência deles girava em torno de receber e entregar mensagens de Deus. Eles protestavam fortemente contra a idolatria, a imoralidade e a corrupção, lutando pela justiça de Deus. A principal missão deles era promover o Reino de Deus, e ousadamente entregavam suas mensagens sem se importar com o risco pessoal.
TEXTO BÍBLICO EM CLASSE: Jeremias 13.1-11
- Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água.
- E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos.
- Então, veio a palavra do SENHOR a mim, segunda vez, dizendo:
- Toma o cinto que compraste, e trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha.
- E fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado.
- Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali.
- E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada mais prestava.
- Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
- Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.
- Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.
- Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos como o juízo e o cativeiro de Judá foram representados por atos simbólicos e visuais realizados por Jeremias. Analisaremos a parábola do cinto de linho (capítulo 13) e a dos dois cestos de figos (capítulo 24).
I. A PARÁBOLA COMO RECURSO LITERÁRIO
1. Uma definição
O termo “parábola” (do grego parabole) significa literalmente “colocar ao lado de”. Isso implica colocar uma verdade abstrata ao lado de uma imagem concreta para que a mensagem espiritual e teológica seja transmitida de forma vívida e dramática. No Novo Testamento, as parábolas são a principal forma de Jesus ensinar sobre a natureza e os valores do Reino de Deus.
2. A interpretação de uma parábola
Interpretar parábolas requer atenção ao contexto cultural e histórico. O processo de compreensão se torna seguro seguindo passos como:
1º) Identificar o contexto, as circunstâncias e as pessoas envolvidas na parábola; e 2º) Conhecer a cultura dos elementos** e personagens, identificando o que cada um representa.
3. Jesus e as parábolas
Jesus fez do método das parábolas o mais usado em Seu ministério, reafirmando com simplicidade e profundidade os princípios do Reino (o amor, o modo de vida do discípulo e o alerta sobre a Sua segunda vinda). As parábolas serviam para tornar claras verdades para os que buscavam compreender, e, ao mesmo tempo, serviam como julgamento para os que endureciam o coração.
SUBSÍDIO I (Termos Bíblicos)
A palavra "parábola" abrange uma forma literária que se comunica indiretamente por meio de linguagem comparativa, usando imagens concretas da vida cotidiana. No AT, o termo hebraico mashal pode designar provérbios, enigmas, declarações proféticas e ditos. No NT, o termo *parabole* também possui conotações amplas, denotando provérbios, enigmas e analogias. Ambas as palavras buscam desafiar o ouvinte a repensar um assunto.
II. O ANTIGO TESTAMENTO E AS PARÁBOLAS
1. Parábolas no Antigo Testamento
O uso de parábolas (masal em hebraico) não é exclusivo do Novo Testamento. Embora haja diferenças estruturais, elas se assemelham no objetivo: transmitir ensinamentos espirituais de forma clara e acessível que, de outra forma, não seriam facilmente assimilados. A parábola é um recurso literário bem presente e necessário nos escritos bíblicos.
2. As parábolas do Antigo Testamento
Os hebreus sempre utilizaram histórias curtas para transmitir valores e princípios. Algumas parábolas notáveis no AT são:
- A parábola de Jotão, sobre as árvores que escolheram um rei (Jz 9.7-15).
- A parábola de Natã, para confrontar o pecado de Davi (2Sm 12.1-5).
- A parábola de Jeoás, sobre o cedro e o espinheiro (2Rs 14.9).
3. Os profetas e as parábolas
A missão dos profetas exigia que a mensagem fosse inteligível. Por isso, homens separados e consagrados, como Jeremias, usaram parábolas. Outros exemplos incluem:
- Isaías, que falou da “Parábola da Vinha Má” (Is 5.1-7).
- Ezequiel, contemporâneo de Jeremias, que apresentou a parábola da panela (Ez 24.3-5).
III. PARÁBOLAS DE JEREMIAS
1. A parábola do cinto de linho
Jeremias recebeu a ordem de comprar e usar um **cinto de linho** e depois escondê-lo junto ao rio Eufrates. O linho, tecido usado por sacerdotes, era uma referência à missão de Judá de ser uma nação sacerdotal. Após "muitos dias", o cinto estava "apodrecido" e "para nada mais prestava" (Jr 13.7).
A mensagem: Deus ligou Judá e Israel a Si (como um cinto abraça o corpo) para serem Seu povo, nome e glória. Mas, ao negligenciarem a missão e não se arrependerem de seus pecados, eles perderam seu valor. Assim, Deus faria apodrecer a soberba de Judá (Jr 13.9), sendo levados ao exílio (o rio Eufrates era o caminho para a Babilônia).
2. Os dois cestos de figos (Jr 24.1-10)
Nesta visão, Jeremias viu dois cestos com o mesmo fruto: **figos bons** (próprios para consumo) e **figos ruins** (que não serviam para alimento).
- Os figos bons representavam os judeus levados na primeira deportação para a Babilônia (incluindo Daniel e Ezequiel). Mesmo na disciplina, eles alcançaram o favor divino.
- Os figos ruins representavam os judeus que permaneceram em Jerusalém (hostis a Jeremias), que seriam punidos mais tarde.
3. Uma aplicação necessária
Essas parábolas servem de alerta para a Igreja da atualidade. Na igreja, há aqueles que cumprem a missão e agradam a Deus, e aqueles que O desagradam. A Igreja deve ser aquilo que foi chamada para ser e fazer aquilo que o Senhor ordenou (Mt 28.18-20). A motivação é a consciência de que a Igreja depende inteiramente de Deus. Se a Igreja falhar em seu papel, à semelhança do cinto de linho e dos figos ruins, ela perderá a sua razão de ser.
SUBSÍDIO III (O Significado do Cinto)
O ato simbólico do cinto de linho representou o íntimo relacionamento que Deus teve com Israel e Judá. O cinto apodrecido indicou que o povo, por causa do seu pecado, havia se tornado inútil para Deus e seria posto de lado. Durante o exílio na área do rio Eufrates, todo o seu orgulho e honra seriam perdidos.
CONCLUSÃO
As parábolas são recursos importantes usados pelos profetas para transmitir a Palavra. As parábolas do “cinto de linho” e dos “dois cestos com figos” alertam a Igreja a agradar a Deus, a confiar n'Ele e a representá-lo com fidelidade entre os povos.
❓ HORA DA REVISÃO ❓
- 1. Segundo a lição, qual o método de ensino mais utilizado por Jesus?O método das parábolas.
- 2. O que a parábola permite?A parábola permite que uma mensagem espiritual e teológica seja transmitida de forma concreta e dramática.
- 3. Qual o primeiro passo para a compreensão de uma parábola?O primeiro passo é identificar se a parábola tem ou não pessoas envolvidas, qual seria este contexto e quais as circunstâncias em que estavam para que ela fosse usada.
- 4. Qual era a responsabilidade dos profetas?Os profetas foram responsáveis pela exposição dos ensinamentos de Deus ao seu povo.
- 5. Quais são as 2 parábolas encontradas no capítulo 13 de Jeremias?A parábola do cinto de linho e a do odre de vinho.
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