Lição 6: Parábolas e pronunciamentos

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS (4º TRIMESTRE)

Título: Exortação, arrependimento e esperança — O ministério profético de Jeremias

Comentarista: Elias Torralbo


Lição 6: Parábolas e pronunciamentos

Data: 9 de novembro de 2025

TEXTO PRINCIPAL

“Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá [...].” (Jr 13.11).


RESUMO DA LIÇÃO

Diante da difícil tarefa de transmitir a mensagem de Deus, em alguns momentos o profeta Jeremias fez uso de parábolas.

LEITURA DA SEMANA

  • SEGUNDA — Jr 13.1,2: Deus fala e o profeta obedece
  • TERÇA — Jr 13.10: A podridão da soberba de Judá e Jerusalém
  • QUARTA — Jr 13.10: Um povo obstinado, rebelde
  • QUINTA — Jr 13.14: O julgamento divino
  • SEXTA — Jr 13.15: Escutai ao Senhor
  • SÁBADO — Jr 13.25: Se esqueceram de Deus e confiaram em mentiras

OBJETIVOS (O que vamos aprender?)

  • DESTACAR as parábolas como recursos literários;
  • SABER que encontramos parábolas no Antigo Testamento;
  • MOSTRAR a parábola do cinto de linho e dos dois cestos de figos.

INTERAÇÃO

Professor(a), nesta lição, veremos um ato simbólico de Jeremias — o cinto de linho — que serviu como uma poderosa lição para o povo. Alguns autores chamam esses atos de parábolas de fé.

Explique que Israel e Judá eram como um cinto de linho usado pelo Senhor, que simbolizava um relacionamento íntimo. Contudo, o povo se tornou inútil para Deus devido à sua soberba, e deveria ser rejeitado e deixado de lado, exatamente como Jeremias fez com o cinto.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (A Vida dos Profetas)

Converse com os alunos sobre a vida incomum dos profetas. A existência deles girava em torno de receber e entregar mensagens de Deus. Eles protestavam fortemente contra a idolatria, a imoralidade e a corrupção, lutando pela justiça de Deus. A principal missão deles era promover o Reino de Deus, e ousadamente entregavam suas mensagens sem se importar com o risco pessoal.

TEXTO BÍBLICO EM CLASSE: Jeremias 13.1-11

  1. Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água.
  2. E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos.
  3. Então, veio a palavra do SENHOR a mim, segunda vez, dizendo:
  4. Toma o cinto que compraste, e trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha.
  5. E fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado.
  6. Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali.
  7. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada mais prestava.
  8. Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
  9. Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.
  10. Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.
  11. Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos como o juízo e o cativeiro de Judá foram representados por atos simbólicos e visuais realizados por Jeremias. Analisaremos a parábola do cinto de linho (capítulo 13) e a dos dois cestos de figos (capítulo 24).

I. A PARÁBOLA COMO RECURSO LITERÁRIO

1. Uma definição

O termo “parábola” (do grego parabole) significa literalmente “colocar ao lado de”. Isso implica colocar uma verdade abstrata ao lado de uma imagem concreta para que a mensagem espiritual e teológica seja transmitida de forma vívida e dramática. No Novo Testamento, as parábolas são a principal forma de Jesus ensinar sobre a natureza e os valores do Reino de Deus.

2. A interpretação de uma parábola

Interpretar parábolas requer atenção ao contexto cultural e histórico. O processo de compreensão se torna seguro seguindo passos como: 

1º) Identificar o contexto, as circunstâncias e as pessoas envolvidas na parábola; e 2º) Conhecer a cultura dos elementos** e personagens, identificando o que cada um representa.

3. Jesus e as parábolas

Jesus fez do método das parábolas o mais usado em Seu ministério, reafirmando com simplicidade e profundidade os princípios do Reino (o amor, o modo de vida do discípulo e o alerta sobre a Sua segunda vinda). As parábolas serviam para tornar claras verdades para os que buscavam compreender, e, ao mesmo tempo, serviam como julgamento para os que endureciam o coração.

SUBSÍDIO I (Termos Bíblicos)

A palavra "parábola" abrange uma forma literária que se comunica indiretamente por meio de linguagem comparativa, usando imagens concretas da vida cotidiana. No AT, o termo hebraico mashal pode designar provérbios, enigmas, declarações proféticas e ditos. No NT, o termo *parabole* também possui conotações amplas, denotando provérbios, enigmas e analogias. Ambas as palavras buscam desafiar o ouvinte a repensar um assunto.

II. O ANTIGO TESTAMENTO E AS PARÁBOLAS

1. Parábolas no Antigo Testamento

O uso de parábolas (masal em hebraico) não é exclusivo do Novo Testamento. Embora haja diferenças estruturais, elas se assemelham no objetivo: transmitir ensinamentos espirituais de forma clara e acessível que, de outra forma, não seriam facilmente assimilados. A parábola é um recurso literário bem presente e necessário nos escritos bíblicos.

2. As parábolas do Antigo Testamento

Os hebreus sempre utilizaram histórias curtas para transmitir valores e princípios. Algumas parábolas notáveis no AT são:

  • A parábola de Jotão, sobre as árvores que escolheram um rei (Jz 9.7-15).
  • A parábola de Natã, para confrontar o pecado de Davi (2Sm 12.1-5).
  • A parábola de Jeoás, sobre o cedro e o espinheiro (2Rs 14.9).

3. Os profetas e as parábolas

A missão dos profetas exigia que a mensagem fosse inteligível. Por isso, homens separados e consagrados, como Jeremias, usaram parábolas. Outros exemplos incluem:

  • Isaías, que falou da “Parábola da Vinha Má” (Is 5.1-7).
  • Ezequiel, contemporâneo de Jeremias, que apresentou a parábola da panela (Ez 24.3-5).

III. PARÁBOLAS DE JEREMIAS

1. A parábola do cinto de linho

Jeremias recebeu a ordem de comprar e usar um **cinto de linho** e depois escondê-lo junto ao rio Eufrates. O linho, tecido usado por sacerdotes, era uma referência à missão de Judá de ser uma nação sacerdotal. Após "muitos dias", o cinto estava "apodrecido" e "para nada mais prestava" (Jr 13.7).

A mensagem: Deus ligou Judá e Israel a Si (como um cinto abraça o corpo) para serem Seu povo, nome e glória. Mas, ao negligenciarem a missão e não se arrependerem de seus pecados, eles perderam seu valor. Assim, Deus faria apodrecer a soberba de Judá (Jr 13.9), sendo levados ao exílio (o rio Eufrates era o caminho para a Babilônia).

2. Os dois cestos de figos (Jr 24.1-10)

Nesta visão, Jeremias viu dois cestos com o mesmo fruto: **figos bons** (próprios para consumo) e **figos ruins** (que não serviam para alimento).

  • Os figos bons representavam os judeus levados na primeira deportação para a Babilônia (incluindo Daniel e Ezequiel). Mesmo na disciplina, eles alcançaram o favor divino.
  • Os figos ruins representavam os judeus que permaneceram em Jerusalém (hostis a Jeremias), que seriam punidos mais tarde.
A parábola ensina que a disciplina serve para o aperfeiçoamento de uns e para a punição de outros. Judá, em Jerusalém, falhou em sua missão de refletir a santidade divina.

3. Uma aplicação necessária

Essas parábolas servem de alerta para a Igreja da atualidade. Na igreja, há aqueles que cumprem a missão e agradam a Deus, e aqueles que O desagradam. A Igreja deve ser aquilo que foi chamada para ser e fazer aquilo que o Senhor ordenou (Mt 28.18-20). A motivação é a consciência de que a Igreja depende inteiramente de Deus. Se a Igreja falhar em seu papel, à semelhança do cinto de linho e dos figos ruins, ela perderá a sua razão de ser.

SUBSÍDIO III (O Significado do Cinto)

O ato simbólico do cinto de linho representou o íntimo relacionamento que Deus teve com Israel e Judá. O cinto apodrecido indicou que o povo, por causa do seu pecado, havia se tornado inútil para Deus e seria posto de lado. Durante o exílio na área do rio Eufrates, todo o seu orgulho e honra seriam perdidos.


CONCLUSÃO

As parábolas são recursos importantes usados pelos profetas para transmitir a Palavra. As parábolas do “cinto de linho” e dos “dois cestos com figos” alertam a Igreja a agradar a Deus, a confiar n'Ele e a representá-lo com fidelidade entre os povos.

❓ HORA DA REVISÃO ❓

  1. 1. Segundo a lição, qual o método de ensino mais utilizado por Jesus?
    O método das parábolas.
  2. 2. O que a parábola permite?
    A parábola permite que uma mensagem espiritual e teológica seja transmitida de forma concreta e dramática.
  3. 3. Qual o primeiro passo para a compreensão de uma parábola?
    O primeiro passo é identificar se a parábola tem ou não pessoas envolvidas, qual seria este contexto e quais as circunstâncias em que estavam para que ela fosse usada.
  4. 4. Qual era a responsabilidade dos profetas?
    Os profetas foram responsáveis pela exposição dos ensinamentos de Deus ao seu povo.
  5. 5. Quais são as 2 parábolas encontradas no capítulo 13 de Jeremias?
    A parábola do cinto de linho e a do odre de vinho.

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