Lição 4: O vaso do Oleiro: A descrição espiritual da nação
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS (4º TRIMESTRE)
Título: Exortação, arrependimento e esperança — O ministério profético de Jeremias
Comentarista: Elias Torralbo
Lição 4: O vaso do Oleiro: A descrição espiritual da nação
Data: 26 de outubro de 2025
TEXTO PRINCIPAL
“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Rm 9.20).
RESUMO DA LIÇÃO
A Soberania de Deus garante o sucesso de seu propósito, mesmo que o seu povo esteja em decadência espiritual.
LEITURA DA SEMANA
- SEGUNDA — Is 43.1: O Oleiro criou Israel
- TERÇA — Lm 3.22: As misericórdias do Oleiro
- QUARTA — Sf 3.9-20: O Oleiro e a sorte do seu povo
- QUINTA — Jr 29.11-14: Os planos do Oleiro são os melhores
- SEXTA — Jr 25.4: O Oleiro enviou profetas para advertir seu povo
- SÁBADO — Ez 36.16-33: O Oleiro planeja restaurar o seu povo
OBJETIVOS (O que vamos aprender?)
- COMPREENDER a parábola da casa do oleiro;
- DESTACAR a soberania de Deus;
- MOSTRAR que a mensagem de Jeremias era de advertência, esperança e amor.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), nesta lição veremos um dos textos bíblicos de Jeremias mais conhecidos: a visita do profeta à casa do oleiro.
Embora a condição de Judá fosse de falência espiritual, Deus ainda os amava e chamava ao arrependimento. Tudo o que eles teriam que fazer era permitir serem moldados pelo Criador, conforme a sua soberana vontade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (Lições do Oleiro)
Professor(a), sugerimos a reprodução de um quadro (que você pode desenhar na lousa) para listar as lições práticas apresentadas a Jeremias. Enfatize o amor e o cuidado de Deus para com um povo rebelde e apóstata. Deus utiliza diversos métodos para comunicar Sua Palavra.
TEXTO BÍBLICO EM CLASSE: Jeremias 18.1-15
- A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
- Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
- E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
- Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer.
- Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
- Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
- No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
- se a tal nação, contra a qual falar, se converter de sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
- E, no momento em que eu falar de uma gente e de um reino, para o edificar e o plantar,
- se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria.
- Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que o estou forjando mal contra vós e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.
- Mas eles dizem: Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos; e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração.
- Portanto, assim diz o SENHOR: Perguntai, agora, entre os gentios quem ouviu tal coisa? Coisa mui horrenda fez a virgem de Israel!
- Porventura, deixar-se-á a neve do Líbano por uma rocha no campo? Ou deixar-se-ão as águas estranhas, frias e correntes?
- Contudo, o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade; e fizeram-nos tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, analisaremos o chamado divino para que Jeremias fosse à casa do oleiro. Embora Judá estivesse em falência espiritual, Deus os amava e os chamava ao arrependimento, exigindo que permitissem ser moldados pelo Criador. Veremos a relação entre a soberania de Deus e a cooperação humana, e como os planos divinos não podem ser frustrados.
I. A PARÁBOLA DA CASA DO OLEIRO
1. Compreendendo o texto
O termo “parábola” (do grego, "colocar ao lado de") visa transmitir valores espirituais por meio de uma linguagem fácil. Na "Parábola da Casa do Oleiro" (Jr 18), o oleiro representa Deus (o Criador), e o vaso de barro representa o povo de Judá. Este método visual foi usado para entregar uma mensagem clara de advertência.
2. Jeremias recebe a mensagem
O profeta desceu à casa do oleiro e, ao assistir à confecção do vaso, recebeu a mensagem divina. O trabalho do oleiro representava o controle de Deus sobre o seu povo, demonstrando Seu trabalho em moldá-los e permitir que desfrutassem de Seus planos. Foi ali que Jeremias compreendeu o poder de Deus em refazer o que estava quebrado.
3. A mensagem da casa do oleiro
A condição de Judá era a seguinte: não faltava culto, faltava adoração genuína e Judá praticava a idolatria. Ao dizerem: “Andaremos segundo as nossas imaginações”, o povo estava substituindo Deus por sua própria vontade. A mensagem, contudo, reafirma o controle soberano do Senhor (advertência - v.6) e Sua longanimidade (esperança - vv.8-10), mostrando o interesse divino no arrependimento de Seu povo.
SUBSÍDIO I (Princípios da Parábola)
A parábola do oleiro aplica vários princípios importantes às nossas vidas:
- Nossa submissão determina o que Deus pode fazer conosco.
- A falta de devoção pode impedir o propósito original de Deus (livre-arbítrio).
- Deus é livre para alterar Suas intenções dependendo de como respondemos a Ele.
- Se nos arrependermos, Deus pode **renovar nosso propósito** e nos dar um novo começo.
PROFESSOR(A), permita que o Soberano molde a sua vida e o seu ministério de ensino. O Eterno deseja nos modelar e fazer de nós vasos úteis à sua obra.
II. A SOBERANIA DE DEUS
1. Soberania
A soberania de Deus indica Sua onipotência, autonomia e independência. Ele é livre para fazer tudo o que deseja, sem depender de ninguém (Jr 32.17-19). Ao ver o oleiro, Jeremias compreendeu que, assim como o oleiro é livre para fazer o vaso que desejar, o Senhor pode fazer de Seu povo o que Lhe apraz (18.6). A soberania divina é o âmago desta mensagem.
2. Familiarizado com a soberania de Deus
Desde o seu chamado, Jeremias já conhecia a expressão hebraica yatzar ("formar", "modelar"), que se refere ao ato de Deus criar o homem do pó da terra. Deus é o yotzer (o Oleiro) que molda Seu povo conforme Sua soberana vontade (Is 64.8). Jeremias vivia integralmente essa verdade, o que lhe dava clareza para falar sobre o poder de Deus em transformar o barro em vasos de valor, desde que houvesse submissão.
3. A cooperação humana
O texto mostra a ação de Deus e a responsabilidade do povo. Se houvesse aceitação da mensagem e arrependimento, Deus daria outro rumo à história, protegendo-o. O texto não diz que o oleiro quebrou o vaso, mas que o vaso se quebrou nas mãos dele, indicando que o povo precisava se render e se quebrantar. A mensagem do Oleiro mostra que a cooperação humana não invalida a soberania de Deus, e vice-versa.
SUBSÍDIO II (Soberania)
SOBERANIA é o ensino bíblico que se refere ao absoluto e incondicional exercício da **vontade própria de Deus** sobre toda a Sua criação. Deus ordena todos os eventos e faz todas as coisas "segundo o conselho de sua vontade" (Ef 1.11). Nada está excluído de Sua soberania, embora Ele permita e use até mesmo os atos ímpios dos homens para Seus próprios objetivos e glória.
III. ADVERTÊNCIA SIM, ESPERANÇA E AMOR TAMBÉM
1. Advertência divina
A tônica do ministério de Jeremias foi a **exortação** e a advertência sobre o iminente juízo divino caso o povo não se arrependesse (18.11). Contudo, o ministério de Jeremias oferecia duas certezas: Deus ainda estava no meio do Seu povo e Ele ainda trabalhava pela sua restauração. Esta advertência se fundamentava na capacidade divina de tanto manter o Seu plano original quanto mudar de plano, dependendo da resposta humana.
2. Uma advertência de amor e de esperança
A mensagem não era apenas sobre a ira, mas sobre a justiça divina, que exalta o amor e a esperança. Deus afirmou que, como o vaso nas mãos do oleiro, o povo estava em Suas mãos, podendo descansar em Seus cuidados paternais (18.6). Os pensamentos de Deus para Seu povo eram de paz e não para o mal (29.11-13), revelando-se como um Pai que se comove por Seus filhos (31.20,33).
3. A restauração de um povo
O interesse de Deus não era destruir, mas restaurar Seu povo (18.8,9). A imagem do vaso sendo refeito pelo Oleiro mostra o interesse de Deus em forjar um Judá forte, preparada para refletir Sua glória às nações. A razão da existência de Israel se limitava ao cumprimento de Seu propósito de ser “luz para os gentios” (Is 49.6), anunciando as grandezas de Deus.
SUBSÍDIO III (Planos Condicionais)
Deus é livre para modificar Suas intenções declaradas, dependendo das escolhas que fazemos. Embora Deus não mude (Tg 1.17), Sua misericórdia e paciência permitem que Ele seja 'flexível' ao considerar as mudanças e o progresso espiritual das pessoas. As bênçãos e juízos de Deus são, normalmente, condicionais, dependendo de nosso comportamento. Ele permite que escolhamos seguir o Seu caminho de bênção ou o caminho da rebelião e do juízo.
CONCLUSÃO
O capítulo 18 de Jeremias traz uma mensagem de advertência e exortação, de amor e de esperança a um povo pelo qual Deus tem um amor incondicional. Ele exige santidade e, em alguns momentos, arrependimento e mudança de rota.
❓ HORA DA REVISÃO ❓
- 1. Segundo a lição, o que é uma parábola?
O vocábulo “parábola” é de origem grega, cujo significado é “colocar ao lado de”. - 2. Qual o propósito da parábola nas Escrituras Sagradas?
Nas Escrituras Sagradas, o seu uso visa transmitir uma mensagem e valores espirituais por meio de linguagem fácil, já conhecida, favorecendo assim a sua compreensão. - 3. Qual a parábola encontramos no capítulo 18 de Jeremias?
No capítulo 18 do livro de Jeremias encontramos a “Parábola da Casa do Oleiro”. - 4. O que representa o vaso de barro na parábola do capítulo 18 de Jeremias?
O vaso de barro representa o povo de Judá. - 5. Qual era a condição de Judá revelada a Jeremias na casa do oleiro?
O conteúdo central da mensagem que Jeremias recebeu de Deus na casa do oleiro mostra a seguinte condição de Judá: não faltava culto, o que faltava era adoração genuína e Judá praticava a idolatria.
Comentários
Postar um comentário