Lição 2: A mensagem de Jeremias para Judá
LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS (4º TRIMESTRE)
Título: Exortação, arrependimento e esperança — O ministério profético de Jeremias
Comentarista: Elias Torralbo
Lição 2: A mensagem de Jeremias para Judá
Data: 12 de outubro de 2025
TEXTO PRINCIPAL
“Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel.” (Jr 2.4).
RESUMO DA LIÇÃO
Jeremias chama Judá ao arrependimento e alerta sobre a disciplina que receberia como fruto da desobediência e afastamento de Deus.
LEITURA DA SEMANA
- SEGUNDA — Dt 32.7-12: Deus santificou Israel
- TERÇA — Ez 18.1-32: Deus insiste no arrependimento de seu povo
- QUARTA — Pv 3.11,12: A correção de Deus
- QUINTA — 2Rs 24.1-20: A desobediência de Judá
- SEXTA — Lm 3.25: Deus é bom para os que o buscam
- SÁBADO — Lc 15.1-32: O Senhor e o arrependimento de seu povo
OBJETIVOS (O que vamos aprender?)
- APRESENTAR a palavra profética enviada a Judá por intermédio de Jeremias;
- EXPLICAR a dura advertência divina a Judá;
- DESTACAR o chamado ao arrependimento anunciado por Jeremias.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), no decorrer da aula enfatize que o povo de Deus estava vivendo um período de grande **apostasia**, imerso na idolatria, e por isso a mensagem do profeta era contundente. Jeremias, com coragem, confrontava Judá com as consequências de seus pecados.
Deus amava seu povo e esse era o motivo pelo qual iria discipliná-lo. Só havia uma saída capaz de fazer com que Judá escapasse do juízo: o arrependimento sincero. Infelizmente, não aceitaram a correção e continuaram pecando de modo deliberado.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (Tabela Resumo)
Utilize a tabela abaixo para mostrar aos alunos, de modo resumido, o ambiente da época, a mensagem principal de Jeremias e a importância de sua mensagem.
AMBIENTE DA ÉPOCA | MENSAGEM PRINCIPAL | IMPORTÂNCIA DA MENSAGEM |
---|---|---|
|
O arrependimento adiaria o iminente juízo de Judá executado pelas “mãos” da Babilônia. |
O arrependimento é uma das maiores necessidades. Trazendo esperança para o amanhã e forças para hoje. |
TEXTO BÍBLICO EM CLASSE: Jeremias 2.5-13
- Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos?
- E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava, e na qual não morava homem algum.
- E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes os seus frutos e o seu bem; mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação.
- Os sacerdotes não disseram onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal e andaram após o que é de nenhum proveito.
- Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei.
- Porquanto, passai às linhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante.
- Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.
- Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR.
- Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, **cisternas rotas, que não retém as águas.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, faremos uma análise do foco principal da profecia de Jeremias: o **arrependimento**. Ele alerta a respeito da iminente destruição de Jerusalém pela invasão da Babilônia, uma consequência direta da desobediência e apostasia do povo.
I. A PALAVRA PROFÉTICA ENVIADA A JUDÁ
1. O ministério profético
O termo profeta (hebraico nabi) refere-se à pessoa que recebia autorização para **falar em nome e em lugar de Deus**. O ofício, iniciado com Samuel, tinha a missão de tornar a vontade de Deus conhecida de seu povo, por isso o profeta era conhecido como “homem de Deus”.
2. A natureza profética da mensagem de Jeremias
Em resposta ao seu chamado, Jeremias entregou uma mensagem de exortação a Judá** (Jr 2 — 3). Por meio dessa profecia, Deus reafirmou sua fidelidade, seu compromisso com a santidade e verdade, e sua disposição em restaurar o povo. Uma profecia vinda de Deus jamais vai contradizer a sua natureza ou a sua Lei; o caráter de Deus deve permear toda a mensagem.
3. Judá, o alvo de Deus
Após a divisão de Israel (Reino do Norte e Reino do Sul - Judá), a longa história de Judá foi marcada por reis fiéis e infiéis. Jeremias se dirigiu a Judá, advertindo sobre a sua iminente queda (que ocorreria em 586 a.C.), resultado de um caminho de desobediência e alianças políticas que trouxeram a influência do culto a Baal.
SUBSÍDIO I (As Duas Razões do Afastamento)
Israel havia rompido o seu concerto com Deus, embora Ele tivesse permanecido fiel. O versículo 5 enfatiza as duas razões principais pelas quais Israel perdeu sua devoção:
- Eles foram após a "vaidade" (ídolos e substitutos de Deus), que são coisas sem valor, tornando-se “levianos”.
- Eles **“não disseram: Onde está o Senhor?”** (v.6), o que significa que negligenciaram Deus até perderem a consciência de Sua presença.
II. A DURA ADVERTÊNCIA DIVINA
1. A ira de Deus
Jeremias sabia que sua mensagem seria de **esperança e de advertência. A ra de Deus é a manifestação de Sua repulsa ao pecado, baseada em Sua santidade e justiça. A intenção de Deus com o juízo não era castigar, mas advertir do erro, buscando arrependimento e mudança de vida, pois Seus pensamentos são de paz (Jr 29.11-13).
2. Uma palavra de condenação
A mensagem entregue a Jeremias foi uma **forte acusação contra Judá, que, à semelhança de uma esposa infiel, traiu o seu Deus (3.1-3). Transmitida com vívido sentimento de angústia, a mensagem retratava o sentimento do próprio Deus diante da indiferença do povo, avisando que castigaria Judá.
3. As causas da condenação
Não há condenação divina sem causa. Embora Deus não tenha prazer em fazer o homem sofrer (Lm 3.33), Ele corrige. A **idolatria** foi a principal razão da condenação, mas também o longo caminho de ingratidão, indiferença e afastamento do Senhor. Judá trocou o Deus verdadeiro por deuses falsos, uma queda final e fatal.
III. UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO
1. O que é arrependimento?
O chamado ao arrependimento (palavras como “volta”, “reconhece” e “convertei-vos”) foi a tônica da mensagem de Jeremias. O termo grego **metanoia** significa mudança de mente. O arrependimento genuíno não é só mudar a direção, mas abandonar a rota errada e seguir em direção a Deus. Arrepender-se é deixar a si mesmo para viver para Deus.
2. Arrependimento, o caminho da restauração
Arrepender-se é mudar de opinião, posição e comportamento, experimentando uma mudança radical de pensamentos e atitudes. Jeremias apregoou o arrependimento como condição para:
- Não receber a justa ira divina.
- Ter a comunhão com Deus restaurada.
- Receber líderes segundo o coração de Deus.
- Ter a presença de Deus constante.
3. A necessidade permanente de arrependimento
A mensagem de arrependimento não foi exclusiva de Jeremias. João Batista, Jesus e os apóstolos (como Pedro e Paulo) a pregaram intensamente. Paulo definiu o arrependimento como a “tristeza segundo Deus” (2Co 7.10), que resulta em “obras dignas de arrependimento” (At 26.20). O arrependimento é uma necessidade permanente para a restauração da comunhão com Deus.
SUBSÍDIO III (O que é Arrependimento?)
**Arrependimento é o ato de repudiar o pecado e retornar para Deus, o Senhor.**
CONCLUSÃO
Com base em Jeremias, a lição pontuou que a necessidade de uma mensagem divina justificava a existência do profeta. A dura mensagem entregue a Judá deixa a lição de que, ainda hoje, o arrependimento é sempre o caminho para a restauração.
❓ HORA DA REVISÃO ❓
- Com quem o ofício profético tem início?
O ofício profético tem início com Samuel que, além de ser uma referência, foi também o fundador da chamada escola de profetas. - Segundo a lição, qual foi a missão principal de João Batista?
A missão principal de João Batista foi a de realizar a transição deste período para o inaugurado por Cristo. - Jeremias era natural de qual cidade?
Anatote. - Na ascensão de qual rei ocorreu a divisão de Israel em dois reinos?
Com a ascensão de Roboão ao reinado. - A ira de Deus é a manifestação de que?
A ira de Deus é a manifestação de sua repulsa ao pecado e tem como base a sua santidade e justiça.
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